Ex-jogador da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA), Stephon Marbury deu início a uma crise da modalidade na China. Em entrevista ao jornal “China Daily”, o norte-americano resolveu protestar por uma regra da competição nacional do país asiático, que exige que todos os atletas usem calçados da mesma marca.
Marbury, 35, joga na China desde 2010. Antes disso, passou por franquias como Minnesota Timberwolves, New Jersey Nets, Phoenix Suns, New York Knicks e Boston Celtics na NBA. Ele disputou os Jogos Olímpicos de Atenas-2004 com a seleção dos Estados Unidos.
Atualmente, Marbury defende o Beijing Ducks, time que conquistou a temporada 2011∕2012 da liga chinesa.
O torneio nacional tem um contrato com a Li Ning, que detém exclusividade no fornecimento de todo o material esportivo usado pelos atletas. Por isso, todos precisam usar calçados da marca.
O que contribui para as críticas de Marbury é que ele tem uma linha própria de tênis para basquete. Ele fez um pedido à confederação chinesa para usar uma marca diferente da Li Ning, mas não foi autorizado.
“Nesse nível de jogo, a escolha do calçado tem a ver com segurança. Todo atleta tem direito de escolher qual calçado é certo para o pé dele”, declarou Marbury ao “China Daily”.
A crítica do armador jogou lenha em uma discussão que já vinha crescendo na China. O contrato com a Li Ning renderá US$ 321 milhões à confederação nacional por cinco anos de associação com a marca.
“Jogadores têm de usar calçados escolhidos pela patrocinadora da competição, mas eu tive uma lesão no pé durante a temporada passada. Meu pé simplesmente não se encaixa nos tênis deles”, reclamou o jogador Ding Jinhui, do Zhejiang Golden Bulls, em post na rede social chinesa Weibo.