A Casa Italia, tradicional reduto de patrocinadores que o comitê olímpico italiano (CONI) monta em grandes eventos, terá patrocínios de Fiat, Armani, Kinder e Banca Intesa nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. As quatro empresas também acompanharão a delegação nacional.
A Casa Itália é um espaço que o CONI cede aos patrocinadores para a realização de ações de relacionamento e exposição de marca. O aparato também recebe eventos como entrevistas coletivas e festas fechadas da entidade.
A Intesa San Paolo será a principal patrocinadora do CONI em Londres-2012. Por conta disso, também terá espaço de destaque na Casa Italia. O contrato com a entidade esportiva vai até 2014.
Os outros contratos têm patamares diferentes. A Fiat é a marca oficial de automóvel, cota que inclui os veículos que farão deslocamentos de atletas e estafe em Londres. A Armani usará a marca EA7 para produzir roupas de passeio dos atletas olímpicos e paraolímpicos do país. A Kinder, por sua vez, lançará o Kinder + Sport, projeto voltado à promoção de hábitos alimentares saudáveis.
A Casa Italia também abrigará outros patrocinadores do esporte italiano, mas com espaços menores. O CONI não revela o valor amealhado com o projeto.
O modelo de espaço único para concentrar ativações de patrocinadores também é usado pela Itália na Copa do Mundo de futebol. Em 2010, por exemplo, a seleção nacional teve mais de 20 parceiros dividindo espaço na África do Sul.