Fifa e COI fizeram uma longa negociação, mas finalmente chegaram a um acordo. A federação de futebol será a 36ª entidade a acertar com o Comitê Olímpico Internacional para participar do canal olímpico.
Com o acordo, o canal do COI poderá usar imagens, notícias e outros conteúdos licenciados pelo Fifa. Apesar de celebrar a presença de um dos esportes mais populares dos Jogos, a Fifa impôs mais limitações aos usos de imagens do que outras federações.
Agora, o COI não tem acordo apenas com as federações de atletismo, handebol, vôlei e surfe, considerando os Jogos Olímpicos de Verão. Já entre os de Inverno, apenas a federação de biatlo não fechou com o comitê internacional.
“Estamos muito felizes em trabalhar juntos com a Fifa para ampliar a emoção do futebol nos Jogos Olímpicos, assim como para enfatizar os aspectos culturais profundamente arraigados nesse jogo formidável”, afirmou Mark Parkman, diretor geral do canal olímpico
Além das federações olímpicas, outras duas entidades que são reconhecidas pelo Comitê Internacional estarão no canal, com conteúdo oficial. São elas as federações de floorball e de escalada e montanhismo.
O canal olímpico foi lançado no dia 21 de agosto, com o objetivo de manter a comunicação do evento acessa durante todo o ano.