A Fifa quer se explicar para os seus parceiros comerciais. Em entrevista coletiva, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, afirmou que haverá uma reunião no próximo mês, em uma tentativa de apaziguar as apreensões dos patrocinadores.
Segundo o dirigente, Coca-Cola, Visa e McDonald’s enviaram cartas à Fifa com o pedido de esclarecimento sobre os últimos episódios, que acarretaram com a renúncia do presidente da entidade, Joseph Blatter.
Na última semana, a Coca-Cola e o McDonald’s publicamente se declararam preocupados com a situação. As empresas pediram uma comissão independente para realizar reformas na Fifa e mudanças significativas para restaurar a credibilidade da organização. Na quinta-feira, a Visa reforçou o pedido por uma comissão sem vínculo com a organização.
Há dois dias, uma nova carta chegou à Fifa. Dessa vez, de todos os atuais patrocinadores da Fifa. O conteúdo era justamente o pedido por uma reunião com todos presentes.
Valcke também admitiu que, com esse cenário, está difícil conseguir novos patrocinadores. Recentemente, a Fifa já havia perdido o apoio da Sony e da Emirates. Segundo o dirigente, até o anúncio do próximo presidente, dificilmente haverá um novo negócio.
Em maio, a prisão de dirigentes da Fifa na Suíça, entre ele o brasileiro José Maria Marin, surpreendeu o público dias antes da eleição da entidade. Mesmo eleito, Blatter anunciou que abrirá mão do cargo no início do próximo ano.