Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Fifa aprova inclusão de árbitros atrás do gol

Redação Publicado em 21/07/2010, às 16h00

Imagem Fifa aprova inclusão de árbitros atrás do gol

Após reunião extraordinária nesta quarta-feira (21), no País de Gales, a subcomissão técnica da International Board da Fifa aprovou a inclusão de árbitros adicionais atrás das balizas em competições oficiais nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012.

No Brasil, o Estadual do Rio de Janeiro já irá utilizar o artifício a partir de 2011, além do Campeonato Baiano Feminino. As federações paulista, baiana e pernambucana já admitiram incluir a norma, mas ainda não determinaram quais competições irão segui-la.

O uso de tecnologia, entretanto, não foi discutido na ocasião e deverá ser abordado novamente no encontro marcado para outubro.

Para aceitar a inclusão de assistentes atrás dos gols, a International Board fez quatro pedidos: utilização seja feita em ligas profissionais de clubes, conclusão de testes para decisão definitiva em 2012, custos adicionais bancados pelas federações, associações ou ligas e obrigatoriedade de uso em todas as partidas.

A medida foi discutida depois de erro grave ter influenciado a partida entre Alemanha e Inglaterra na Copa do Mundo da África do Sul, quando um chute do inglês Frank Lampard fez a bola entrar 33 centímetros, mas o gol não foi validado pelo árbitro.