Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Fifa prevê audiência bilionária na Copa do Mundo Feminina

Países como Brasil, França, Inglaterra e EUA estão batendo recordes de audiência

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 11/06/2019, às 07h33 - Atualizado às 10h33

Imagem Fifa prevê audiência bilionária na Copa do Mundo Feminina

Os primeiros dias de transmissão da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece na França, animaram tanto a Fifa que a entidade que organiza o torneio prevê que 1 bilhão de pessoas acompanharão a competição.

O número foi divulgado após as estreias das principais seleções baterem recordes de audiência em seus países. Anfitriã, a França fez seu primeiro jogo na noite de sexta-feira (7). A vitória por 4 x 0 sobre a Coreia do Sul representou a maior audiência da história do futebol feminino no país. Foram em média 9,83 milhões de espectadores ligados no canal aberto TV1, e outros 826 mil no Canal+, na TV paga. Até então, a maior audiência do futebol feminino era de 4,12 milhões de pessoas. 

O número chegou próximo ao que foi obtido no ano passado no jogo de estreia da França na Copa do Mundo masculina, que alcançou 12,6 milhões de pessoas.

No Brasil, a vitória sobre a Jamaica alcançou média de 20 pontos na Globo no Rio de Janeiro, dobrando a audiência nessa faixa horária. Em São Paulo, o índice chegou a 19 pontos. Na Band, os números foram modestos, com média de 2 pontos. Isso representa cerca de 7 milhões de pessoas apenas nessas duas regiões. O alcance, porém, deve ser ainda maior, já que a partida foi exibida para todo o país.

Foto: Reprodução / BBC Sport

Na Inglaterra a audiência também foi alta. A vitória das inglesas sobre a Escócia, no domingo (9), foi acompanhada por 6,1 milhões de pessoas na BBC, com 37,8% das TVs ligadas no jogo, que foi o mais visto da história do futebol feminino no país, superando o Inglaterra x Holanda pela semifinal da Euro em 2017.

O número alcançado pela BBC foi tão grande que superou até mesmo a audiência televisiva da final da Champions League, disputada no último dia 1° de junho entre dois times ingleses. O duelo entre Liverpool x Tottenham, que só foi exibido na TV fechada, atraiu 5,5 milhões de pessoas (outros 4,8 milhões viram pelo YouTube). 

LEIA MAIS: Análise: Nível técnico muda futebol feminino

Outro país que deve contribuir para turbinar a audiência dos jogos é o Estados Unidos. Um dos favoritos ao título faz sua estreia nesta terça-feira (11). Mas, nos dois primeiros dias do torneio, o público mostrou que está querendo ver a competição.

A audiência da Fox, comparada ao Mundial de 2015, aumentou 11%. O torneio daquele ano foi disputado no Canadá, país vizinho aos EUA, com fuso horário favorável para o torcedor acompanhar as partidas. Já se forem comparadas as audiências obtidas na Copa de 2011 e a de agora, o aumento é de parrudos 79%.
Agora, a meta da Fifa é fazer a Copa do Mundo de 2019 chegar a 1 bilhão de pessoas.