Pela primeira vez, o torcedor terá percepção efetiva de que está sendo preparado para a Copa do Mundo de 2014. Essa é a previsão da Fifa para o que vai acontecer no Brasil na atual temporada. Em nota publicada em seu site oficial, a entidade projetou para 2011 a realização de seminários, o início das obras em todos os estádios e a definição da sede do International Broadcast Centre (IBC).
A cidade que receberá o IBC é uma das principais lutas políticas ainda em curso sobre a Copa do Mundo de 2014. Com a definição da abertura para São Paulo e da decisão no Rio de Janeiro, essa é a maior razão de briga entre as cidades que receberão partidas da competição.
Receber o IBC é importante porque é nesse aparato que fica a estrutura de todas as emissoras que transmitem a Copa do Mundo. Portanto, muitos profissionais passam grande parte do torneio nesse local, o que significa um incremento contundente para o fluxo de turistas na cidade.
Segundo a Fifa, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo são as candidatas a receber o IBC. A decisão será tomada pela HBS, empresa responsável pela transmissão, e pela Fifa TV. Os critérios serão técnicos.
A entidade também programou para este ano a definição dos centros de treinamento que poderão ser usados na Copa do Mundo. O comitê organizador local prepara uma lista com 80 ou 90 espaços, e as seleções classificadas escolhem posteriormente. Campos oficiais de treinamento e hotéis seguem a mesma regra.
No entanto, as duas ações de maior impacto que a Fifa espera para 2011 no Brasil são o início das obras em estádios – a entidade estipulou que as intervenções devem ser começar ainda no primeiro semestre – e o sorteio das Eliminatórias.
A definição dos grupos das Eliminatórias acontecerá no Rio de Janeiro, no fim de junho. Esse evento será precedido por seminários e workshops com chancela da entidade no mesmo espaço.