A Fifa lançou um pacote de mudanças para tentar melhorar a gestão do futebol. A entidade vai criar uma série de regras para conceder licença para o funcionamento dos clubes. A iniciativa foi discutida com representantes das seis confederações continentais.
As novas normas têm o intuito de “mostrar uma maior transparência”, afirmou a entidade, em comunicado oficial. “A concessão de licenças aos clubes vem a ser uma prioridade dentro dos investimentos da Fifa no futebol e também um elemento decisivo para melhorar o regulamento do futebol profissional”, afirmou Thierry Regenass, diretor da Fifa.
A entidade que comanda o futebol pretende impor cinco normas fundamentais para a concessão de licenças aos clubes. As equipes devem ter um programa de desenvolvimento de categorias de base e promover o fair play. Na parte de infraestrutura, devem possuir estádios seguros e confortáveis aos torcedores e à imprensa. Na parte administrativa, os times devem ter técnicos e médicos qualificados e uma gestão profissional.
Na esfera legal, as agremiações deverão acatar a norma internacional e sua propriedade deve ser transparente e justa. Já na parte econômica, será obrigatória a realização de auditoria independente.
“A Uefa e a AFC estabeleceram com êxito programas de concessão de licenças aos clubes de Europa e Ásia, enquanto a Fifa colabora com Concacaf e CAF para desenvolver e implantar concessão de licenças nesses continentes [África, América Central, do Norte e Caribe]”, afirmou a entidade.
A OFC (Oceania) e Conmebol (América do Sul), por sua vez, devem adotar as novas normas até o final de 2016.