Fim de Brasileirão eleva audiência de Globo e Band

Na sua despedida, Elias chora o título perdido

Na sua despedida, Elias chora o título perdido

Como era esperado, as emissoras que transmitiram a última rodada do Campeonato Brasileiro tiveram uma audiência acima da média do campeonato. Corinthians, que enfrentou o Goiás, disputava o título com o campeão Fluminense, que jogou contra o Guarani. Essa foi a terceira vez consecutiva que a Globo transmitiu um jogo do Corinthians para São Paulo.

Com poucas chances de título, o time alvinegro não conseguiu nem mesmo vencer a sua partida. Ainda assim, o jogo em Goi"nia rendeu 26 pontos à rede Globo e nove à Bandeirantes. O número foi superior ao obtido na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, com Palmeiras e Botafogo, quando a emissora carioca teve 22,5 pontos de média e a Band ficou com seis.

No último título envolvendo um paulista, com o São Paulo em 2008, a Globo teve os mesmos 26 pontos de média obtidos com a derrota corintiana, assim como a Bandeirantes também registrou na época nove pontos de média.  

No Campeonato Brasileiro deste ano, Corinthians e Goiás ficaram com a maior audiência registrada em um domingo. O número só não bateu Corinthians e Atlético Paranaense, na quarta-feira, em partida que marcou o retorno do atacante Ronaldo.

Durante o ano, a maior audiência envolvendo clubes em um domingo foi a final do Campeonato Paulista, com Santos e Santo André, que fizeram 29 pontos de média na Globo. Na quarta, Corinthians e Flamengo foram imbatíveis, com 42 pontos de média nas oitavas de final da Copa Santander Libertadores.  

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.