O Flamengo é mais um clube que anuncia acordo com a Rede Globo para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Em seu site oficial, o clube divulgou que a presidente Patrícia Amorim firmou o documento na manhã desta terça-feira. Detalhes do acerto, como valores e tempo de contrato, ainda não foram divulgados. O clube ainda precisa da aprovação do conselho deliberativo para oficializar a parceria com a emissora.
Dessa maneira, o Flamengo se torna o 12º clube a oficializar o acordo com a Rede Globo. Na última segunda-feira, o Palmeiras fez o mesmo comunicado, para um contrato entre 2012 e 2015. Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Santos, Sport, Vasco e Vitória já tinham fechado contrato com a emissora carioca.
O Flamengo foi um dos primeiros clubes que anunciou que iria negociar os direitos televisivos individualmente, mas até esta quarta-feira era um dos sete membros do Clube dos 13 que ainda não tinha fechado com nenhuma emissora. Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Guarani, Portuguesa e São Paulo permanecem alinhado à agremiação.
Apesar de os valores envolvendo o Flamengo não terem sido divulgados, o clube deverá ter acordo idêntico ao que foi fechado pelo Corinthians. Donos das duas maiores torcidas do Brasil e das maiores audiências da Globo, ambos devem receber algo em torno de R$ 80 milhões pelo pacote de TV aberta, TV fechada, pay-per-view e internet.
A Globo, após romper as negociações com o Clube dos 13, tem sido pressionada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para divulgar um posicionamento nas compras de direitos televisivos. Em 2010, o órgão derrubou o direito de preferência da emissora nas negociações com o C13, que fechou com a Rede TV neste ano. Agora o Cade busca informações para saber se as negociações individuais são legais.