O Flamengo conseguiu a classificação à fase eliminatória da Libertadores depois de oito anos. E a partida que marcou a conquista do time carioca, contra o Emelec na quarta-feira (16), elevou a audiência da Globo no Rio de Janeiro.
O duelo entre os brasileiros e os equatorianos marcou 35 pontos de audiência na Globo, com 52% de participação das televisões ligadas. O jogo ultrapassou justamente a última partida do Flamengo na Libertadores exibida para o Rio de Janeiro. Contra o Santa Fé, da Colômbia, o Ibope registrou 34 pontos de média.
Ao considerar apenas partidas da Libertadores, o jogo do Flamengo teve cinco pontos a mais do que a média no mesmo horário. Com todos os outros torneios, a média foi seis pontos superiores.
Em São Paulo, por outro lado, a torcida do Palmeiras parece ter sentido a derrota para o Corinthians no fim de semana anterior. Depois de ficar próximo dos 30 pontos de média nas partidas contra o Boca Juniors, o time registrou apenas 23 pontos de média no evento da quarta-feira. Foi, com alguma sobra, a audiência mais baixa do torneio sul-americano neste ano na capital paulista.
Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 70,5 mil residências (ou 199,3 mil pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 44 mil residências (ou 116,9 mil telespectadores).