Flamengo (Twitter e Instagram), Palmeiras (YouTube) e Fortaleza (Facebook) foram os principais destaques de maio do ranking digital atualizado dos clubes brasileiros divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom. Os três clubes foram líderes individuais das quatro principais plataformas digitais estudadas pelo levantamento.
Fortaleza levantou a taça da Copa do Nordeste em maio e cresceu no Facebook (Foto: Reprodução / Facebook (@FortalezaEC))
O Flamengo liderou o crescimento do ranking digital, na somatória de todas suas plataformas, pelo quinto mês consecutivo. No combinado das principais plataformas, o clube carioca ampliou seu alcance digital em quase 280 mil inscritos, liderando o crescimento, em maio, no Twitter e no Instagram. Cerca de 9 em cada 10 novos inscritos nas redes sociais do Flamengo foram através de suas contas oficiais no Instagram (66%) ou no Twitter (20%).
O Corinthians foi dono do segundo maior crescimento geral ao somar 177 mil novos inscritos no combinado de seus canais oficiais. O Instagram segue como o principal motor para o crescimento corintiano no período, responsável por 76% do total em maio. Sobre as demais plataformas, o clube do Parque São Jorge registrou o segundo maior crescimento em todas elas.
O Palmeiras voltou ao Top 5 de crescimentos no levantamento do mês passado ao registrar o terceiro maior crescimento geral, alcançando 127 mil novos inscritos, sobretudo graças ao protagonismo no YouTube. O clube alviverde liderou o crescimento na plataforma de vídeos ao somar mais de 43 mil novos inscritos. Entre os 20 maiores clubes do ranking, o Palmeiras é o que possui a maior participação do YouTube em seu crescimento total: cerca de 33% do total é devido à TV Palmeiras.
Outra equipe que obteve grande destaque no levantamento foi o Atlético Mineiro. O clube registrou o quarto maior crescimento ao somar mais de 106 mil novos inscritos, sobretudo em sua conta no Instagram, que concentra 76% dos novos inscritos. Este resultado o fez avançar duas posições no ranking, ultrapassando o rival Cruzeiro e também o Vasco, firmando-se na 7ª posição geral, resultado inédito para os clubes de Minas Gerais desde o início do levantamento em julho de 2016).
O São Paulo completou o Top 5 de maiores crescimentos do mês ao somar quase 100 mil inscritos, puxados também por sua conta oficial no Instagram, responsável por 75% dos novos inscritos.
Um destaque especial, no entanto, vai para o Fortaleza, que obteve o maior crescimento no Facebook entre todos os clubes, tanto absoluto quanto em variação durante o mês de maio. Possivelmente motivada pelo título da Copa do Nordeste, a equipe cearense obteve 19 mil novas curtidas em sua página oficial. No geral, ocupa a 19ª colocação no ranking digital.
Confira abaixo o Top 20 geral do ranking digital feito pelo IBOPE Repucom: