O Flamengo está em negociações com a Procter & Gamble para que a empresa mantenha o patrocínio ao clube em 2012. Na pré-temporada que o elenco faz atualmente, nenhuma marca do grupo aparece nos uniformes, mas tanto Gillette como Duracell estão expostos nos backdrops das entrevistas cedidas neste período.
A medida é uma forma de o clube permanecer próximo ao grupo que patrocinou o Flamengo entre agosto e dezembro de 2011. Com o acordo fechado por meio da agência 9ine, a P&G ficou com o direito de colocar duas de suas marcas, Gillette e Duracell, nas propriedades mais nobres do uniforme rubro-negro.
As conversas por uma renovação tiveram início já no fim do Campeonato Brasileiro de 2011. Em dezembro, o clube tentou acertar um novo contrato com a empresa. Sem conseguir sucesso, as negociações foram retomadas nesta segunda-feira, mas o marketing carioca admite que os diálogos ainda não passaram de uma fase inicial.
Apesar de o Flamengo ter feito boa campanha no Campeonato Brasileiro e ter assegurado a vaga para a Copa Santander Libertadores durante o período de parceria entre clube e P&G, a relação entre as duas partes esteve cercada de problemas.
Ao fechar o suporte máster com o auxílio da 9ine, o Flamengo ficou em uma situação delicada com a Traffic, parceira na negociação que levou Ronaldinho Gaúcho à Gávea e que deveria ser o responsável pelos salários do jogador. O atleta ficou meses sem receber.
A má situação entre Traffic e Flamengo ficou explicitada quando a Procter & Gamble resolveu ativar o seu aporte e acender a estrela que fica sobre o escudo do time, no uniforme, por meio de uma Duracell. Tratava-se de uma homenagem ao título mundial de 1981, mas Ronaldinho não participou da ação, e entrou em campo com uma camisa “apagada”.
Ombros
Se os negócios com a P&G ainda se arrastam, as conversas por outra renovação já tem caminho mais adiantado. O clube negocia com a Brasil Brokers para que a empresa permaneça com sua marca estampada nos ombros do uniforme flamenguista. O grupo de consultoria e intermediação imobiliária também patrocinou a equipe carioca entre agosto e dezembro.
Apesar do maior otimismo demonstrado pelo marketing flamenguista em relação à Brasil Brokers, ainda não houve um acerto entre as partes e a diretoria do clube admite que ainda conversa com outras empresas.