Interatividade é a nova palavra-chave para o departamento de marketing do Fluminense. Disposto a aumentar a incidência de participação popular em suas ações e encurtar a dist”ncia para os adeptos, o clube tricolor lançará uma série de ações voltadas a esse fim. E o centro de tudo isso será a página do clube na rede de microblogs Twitter, que tem pouco mais de 11 mil seguidores. Desde a última semana, a diretoria de marketing do Fluminense tem usado o Twitter para divulgar promoções, incentivar a participação do público em enquetes e realizar ações específicas para movimentar o público. O clube tricolor criou, por exemplo, uma campanha na rede social voltada ao Cartola, sua nova mascote. A diretoria lançará uma pergunta diferente sobre o personagem na rede a cada dia, e o primeiro internauta a acertar a resposta ganhará o direito de passar conhecer a estrutura da equipe em Laranjeiras. A mascote também deve ser utilizada pelo Fluminense em ações fora do clube. A ideia da diretoria é usar o personagem para eventos sociais e visitas em entidades assistenciais, mas também oferecê-lo para participar de festas e comemorações. O Twitter, a busca por interatividade e a participação da mascote em festas revelam outra diretriz que o marketing tricolor pretende intensificar: a busca por um público mais jovem. A meta do Fluminense é se aproximar dos torcedores infanto-juvenis e aumentar o contingente de adeptos nessa faixa etária. Existe até um projeto para uma área exclusiva para crianças no site oficial do Fluminense, com jogos e brincadeiras baseados na história e em notícias do clube. Nesse caso, porém, a ação ainda está em fase de planejamento.