Na próxima quarta-feira (26), a Copa do Brasil define os dois finalistas da competição. Dois dias antes, a Klefer, gestora comercial do torneio, decidiu criar um encontro para reforçar as ações digitais e os patrocínios fechados por ela para a edição 2018 do campeonato.
Um fórum em São Paulo, só para convidados, servirá para mostrar resultados das parcerias com Twitter e Facebook e, também, para anunciar dois novos acordos: um com a plataforma de transmissão Twitch e outro com o portal Torcedores.com.
A realização do fórum mostra uma nova fase da Copa do Brasil. No ano passado, na primeira edição do evento, a Klefer procurou reforçar o acordo com a Globo, que foi renovado para esta temporada e é o grande responsável pela premiação recorde que a competição trará este ano, de R$ 50 milhões para o time campeão. O evento contou com palestrantes da emissora e abordou um pouco as ações digitais realizadas pelos então finalistas do torneio: Flamengo e Cruzeiro.
Agora, a ideia é reforçar a própria competição. Não haverá palestra com nenhum representante da Globo, enquanto o encontro terá a presença de representantes das principais redes sociais, do gerente de marketing da Copa do Brasil e, também, dos executivos dos três principais patrocinadores do torneio: Continental, Elo e Bodog. Cada um deles mostrará resultados obtidos dessas parcerias.
O evento deste ano será apresentado pelo jornalista Mauro Beting, que também vai encabeçar a parceria firmada pela Copa do Brasil com o Torcedores.com. O acordo entre os dois prevê a criação de um curso para formar jornalistas que vão trabalhar na cobertura da competição, além de parceria de conteúdo com o portal.
Outro acordo que será detalhado no evento é com a plataforma Twitch, a principal ferramenta para transmissão de games no mundo e líder também no Brasil. Em parceria com a Copa do Brasil, será criado o projeto “Go Live”, que será apresentado por Matt Pereira, diretor de vendas da plataforma.
Haverá ainda um bate-papo envolvendo os gestores das redes sociais dos quatro semifinalistas do torneio: Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras. O foco da conversa é falar sobre como são tratadas as rivalidades dentro das redes sociais.
Em 2017, Flamengo e Cruzeiro criaram uma série de ações digitais antes dos dois jogos decisivos. A final poderá ser repetida em 2018. Para isso, o Flamengo precisa ganhar do Corinthians, enquanto o Cruzeiro pode empatar com o Palmeiras.