A primeira reunião entre homens de marketing dos principais clubes do país, feita pelo G4 Paulista na última segunda-feira em São Paulo, terminou com cenário contraditório. Por parte de Grêmio e Internacional, a criação de uma entidade que os represente comercialmente junto a cariocas, paulistas e mineiros é bastante promissora. Mas cariocas boicotaram o encontro e colocam a ideia em risco.
Dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, só Idel Halfen, vice-presidente de marketing do Fluminense, aceitou o convite e viajou a São Paulo para conhecer o projeto. Flamengo, Vasco e Botafogo não enviaram nenhum representante para o encontro, justamente quando a direção da entidade paulista esperava deles o comprometimento em criar inicialmente um G4 Carioca e posteriormente um G12, com todos.
De Minas Gerais, apenas o Cruzeiro compareceu à reunião, com Marcone Barbosa, diretor de marketing da equipe celeste. O Atlético-MG, assim como os três cariocas, também não se preocupou em enviar alguém. No caso dos atleticanos, não há nem um departamento de marketing que pudesse ser representado na ocasião, mas Eduardo Maluf, diretor de futebol alvinegro, foi convidado para conhecer o projeto.
“O Idel prometeu levar a ideia para os outros três, e o Marcone para o Atlético-MG. Passamos todo o dia debatendo pontos fortes e sensíveis dos clubes, uma análise completa do mercado e da força dos clubes. O G12 teria 84% da torcida brasileira, quase 140 milhões de pessoas, e vai acontecer nem que seja com dez times ou menos”, resume José Peres, diretor-executivo do G4 Paulista, à Máquina do Esporte.
O Internacional compareceu à reunião com dois nomes: Jorge Avancini, diretor executivo de marketing, e Adauri Silveira, diretor de marketing. O Grêmio levou Paulo César Verardi, também diretor de marketing, para São Paulo, e as impressões dos gaúchos foram ótimas. “O Rio Grande do Sul deixou praticamente fechada a criação de uma entidade para representar a todos comercialmente”, completa o dirigente.
O próximo encontro deverá acontecer em meados de junho próximo, segundo Peres, para que as ideias sejam aprofundadas e um virtual órgão ganhe força. O otimismo por parte do homem-forte do G4 Paulista é tanto que, tão logo a criação de um grupo que abrace outros Estados seja concluída, o plano é expandir o modelo para toda a América do Sul, ao incluir clubes como Boca Juniors e River Plate.