A Kaiser não é mais a cerveja de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. A marca, administrada pela Femsa no Brasil, vai dar lugar à principal concorrente, Brahma, pertencente à Ambev. A mudança será oficializada na manhã da próxima segunda-feira, no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu. Na prática, os paulistas buscam na nova parceira as oportunidades de ativação que têm os cariocas.
Desde o início da parceria com a Kaiser, assinada em dezembro de 2009, pouquíssimas ações foram feitas pela cervejaria. Em todo esse período, ela lançou latas personalizadas, que nem chegaram a ir ao mercado, e montou página na internet para aglutinar torcedores. Em paralelo, a Brahma se destacou com ações de ativação nos grandes clubes do Rio de Janeiro, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Apesar do rompimento com a Kaiser, o G4 segue com a Coca-Cola, também distribuída pela Femsa, como refrigerante oficial. Em termos de valores, o contrato com a antiga parceira será cortado pela metade, e a mesma quantia que era paga pela cervejaria anterior passa a ser repassada pela Ambev. A diferença é que, com determinadas ações e investimentos da Brahma, o montante pode subir com o tempo.
Assim como a companhia faz no Rio de Janeiro, por exemplo, os paulistas terão um fundo conjunto. Ele será alimentado por R$ 0,01 a cada lata de Brahma vendida, e o valor posterior será repartido entre as equipes de acordo com promoção que será feita no Facebook. A ideia é que fãs interajam com a marca também nas mídias sociais, então o clube que tiver mais votos vai ganhar parcela proporcional a eles.
O novo patrocínio, apesar de ter sido fechado por intermédio do G4, também inclui Portuguesa e Ponte Preta. Ambas as equipes farão parte da parceria de modo pontual, sem participar de quaisquer outras ações do grupo, segundo informa o presidente da Ponte Preta, Márcio Della Volpe. Na próxima segunda-feira, os dois times terão representantes na reunião que acontecerá no Museu do Futebol.