Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Gibi com Gustavo Borges instrui sobre segurança nas piscinas

"Amigos da Prevenção" ensina cinco atitudes essenciais a pais e clubes

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 10/12/2019, às 07h43 - Atualizado às 10h43

Imagem Gibi com Gustavo Borges instrui sobre segurança nas piscinas

O ex-nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges é um dos personagens principais de um gibi que instrui pais, clubes e até os próprios filhos sobre segurança nas piscinas. Batizada de "Amigos da Prevenção", a revistinha é uma parceria do ex-nadador com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Sindi Clube, representante sindical dos clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos do estado de São Paulo.

O gibi traz cinco atitudes de segurança do programa "Piscina+Segura", que acontece durante todo o ano. De forma bem-humorada, as dicas são apresentadas pelo menino Gustavinho, a tartaruga Tatá e o caranguejo Kim. Elas se baseiam na palavra "Águas": "Atenção" 100% no filho, "Guarda-vidas" presente, "Urgência" de aprender a agir em situações de emergência, "Acesso restrito", usando a estratégia de cercar a piscina, e "Sucção" de cabelo e outras partes do corpo que devem ser evitadas com uso de ralo antiaprisionamento e facilidade para desligar a bomba da piscina.

Foto: Divulgação

"Foi, sem dúvida, uma ideia genial ensinar a pais e filhos as cinco atitudes que fornecem mais de 95% de segurança contra afogamentos em piscinas, em um trabalho primoroso do gibi 'Amigos da Prevenção' e no vídeo com o campeão Gustavo Borges. É uma campanha que eu acredito e que todos devem aderir, nesse importantíssimo trabalho que nos ajuda a reduzir acidentes", afirmou Paulo Movizzo, presidente do Sindi Clube.

"Como vem chegando o verão, é hora de intensificar nos clubes campanhas que instruam pais a tomar precauções básicas com seus filhos nas piscinas. Por essa razão, como somos uma entidade sem fins lucrativos, contamos com o apoio de nossos parceiros, nos ajudando a divulgar o gibi 'Amigos da Prevenção', criado com o objetivo de fazer pais e filhos aprenderem juntos as noções de segurança de uma forma lúdica", destacou Regis Amadeu, diretor de relações institucionais da Sobrasa.

Os clubes que quiserem se engajar na ação devem imprimir o PDF do gibi, que possui a metodologia de Gustavo Borges para uso nas piscinas. Outra maneira de ajudar é divulgar nas mídias sociais as ações de prevenção detalhadas pelo próprio Gustavo Borges no vídeo abaixo: