O Facebook é o novo detentor dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões para TV aberta nas próximas três temporadas. Com isso, o gigante das redes sociais substitui a Globo, que era a dona dos direitos até a última temporada e nem entrou na licitação. As informações foram dadas por Rodrigo Mattos em seu blog no Uol e confirmadas pela Máquina do Esporte.
Na TV paga, os direitos seguirão com o Esporte Interativo, que venceu a ESPN na disputa pela transmissão e, assim, seguirá pelas próximas três temporadas com a exibição exclusiva no meio.
A conquista dos direitos do principal torneio de clubes do mundo comprova a força cada vez maior do Facebook na disputa pelas principais transmissões esportivas. A empresa de Mark Zuckerberg já comprou um dos pacotes de mídia da Libertadores, por exemplo, que lhe dará o direito de transmitir todos os jogos de quinta-feira da competição sul-americana. Além disso, a rede social também comprou os direitos para exibir a Liga dos Campeões para o continente sul-americano.
Segundo apurou a Máquina do Esporte, a decisão da Globo se deu por alguns fatores. O primeiro deles foi o pacote ofertado pela Uefa. A entidade ofereceu dois tipos de escolha às emissoras. Um que dava direito a todos os jogos para transmitir, com direito à primeira escolha nas quartas de final e a final com exclusividade. O outro era para todos os jogos.
Com a integração de todas as mídias (TV aberta, TV paga e internet), que começou a ser implementada nesta Copa do Mundo, a Globo só considerava fazer a proposta se fosse para os direitos conjuntos de TV aberta e paga.
Além disso, as restrições comerciais impostas pela Uefa, que dificulta a venda de pacotes diferentes de publicidade, pesou na decisão. Desde que passou a exibir o evento, a Globo teve de abrir uma exceção à Heineken para compensar a ausência do comercial da marca durante os jogos, já que a Brahma é quem anuncia no futebol da emissora. Com isso, a Heineken ganhou publicidade na Globo sem precisar pagar por isso.
O terceiro motivo é a própria concorrência, na TV paga, com o Esporte Interativo. A emissora do grupo Turner obteve altos índices de audiência na transmissão da temporada encerrada em maio. Parte desse sucesso pode ser creditada à promoção que a Globo fez, em todas as suas mídias, do evento.
O resultado oficial da licitação ainda não tem data para ser divulgado, assim como a maneira como ficarão divididos os jogos da Liga dos Campeões entre os dois vencedores. A tendência, porém, é de um ajuste entre Facebook e EI. As duas empresas têm fortes relações comerciais. A página do EI na rede social é uma das que tem o maior número de fãs entre os veículos de mídia esportiva no mundo.