A Rede Globo vai transmitir, a partir da próxima temporada, cinco jogos da Liga dos Campeões da Europa, sendo um deles a decisão do campeonato. Essa é a principal novidade do acordo assinado na semana passada entre a emissora e a Uefa, organizadora do torneio.
Até a edição deste ano, a Globo exibia até três jogos do campeonato. A partir do ano que vem, mesmo com o aumento do número de jogos, a emissora ainda não garante que fará as transmissões da liga a partir das quartas-de-final, diferentemente até do que foi divulgado pela própria Uefa.
“Faremos a final e outros quatro jogos que poderemos escolher quais serão”, afirmou à Máquina do Esporte o diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, responsável pelas negociações com a Uefa, reiterando que não necessariamente essas cinco partidas envolvem as quartas-de-final ou até mesmo uma eventual semifinal (neste ano os jogos entre Real Madrid e Barcelona das semifinais foram escolhidos para a transmissão).
O acordo entre Globo e Uefa faz também com que a Band seja a sublicenciada para exibir os jogos desde a rodada de abertura do torneio. A emissora paulista fará sempre o jogo que for escolhido pela parceira de transmissão. No pacote, a Globo tem o direito à escolha das partidas realizadas às quartas-feiras, sendo que a partir das quartas-de-final ela tem o direito a escolher o confronto de seu interesse para ser exibido, independentemente do dia de realização.
“Isso acontece porque a partir das quartas-de-final um jogo é na terça-feira e o outro na quarta. Assim nós poderíamos fazer a transmissão do mesmo confronto”, afirmou Campos Pinto, que celebrou ter conseguido, mais uma vez, a licença especial da Uefa para assegurar a transmissão do torneio. Como já aconteceu no atual contrato, a Heineken não terá propaganda durante as transmissões das partidas nas emissoras. Em troca da audiência obtida com a Globo, a Uefa abre mão da propaganda da marca de cerveja, que em troca tem espaços durante a programação regular da emissora.
“Temos um acordo exclusivo no mundo. Apenas na Globo não existe a propaganda da Heineken. Para o evento estar conosco, eles abriram mão dessa publicidade, entendendo que a audiência maior ajuda os próprios patrocinadores do torneio”, disse o executivo.
A Globo tem a Ambev como anunciante do seu pacote de futebol. Concorrente da Heineken, a fabricante não abriu mão do seu direito como cotista das transmissões da emissora. A solução encontrada, já em 2009/2010, quando foi fechado o primeiro negócio entre Globo e Uefa, foi fazer uma entrega comercial para a Heineken em outros programas da emissora.
O acordo com a Uefa também concede ao Globoesporte.com os direitos de exibição dos jogos para a internet. O portal terá a exclusividade de transmissão da partida que for escolhida pela Globo para exibir naquela rodada. Os demais jogos poderão ser exibidos, mas não com exclusividade.
A Uefa ainda negocia mais três pacotes de transmissão da Liga dos Campeões para o Brasil. Os direitos envolvem a transmissão pela internet, TV fechada e, também, TV aberta dos jogos das terças-feiras.