A temporada 2011 do Campeonato Brasileiro acabará somente no domingo, mas a Globo já começou a se mexer em busca de direitos de mídia da próxima edição do certame nacional. A emissora carioca já chegou a um acordo com o Náutico, aproximou-se de três times e aguarda uma definição do futuro do Ceará.
As diferentes situações devem-se ao atual modelo de negociação de direitos de mídia do futebol brasileiro, implantado depois da implosão do Clube dos 13. As equipes conversam diretamente com as emissoras, e a Globo já tem contratos fechados com 18 times.
Na maioria dos casos, a emissora fechou com as equipes contratos válidos até 2015. No entanto, o padrão é diferente para os times que foram promovidos recentemente ou que não têm situação consolidada na elite nacional.
A Globo negocia contratos de um ano com essas equipes, e revê os acordos dependendo da campanha que os clubes realizam no Brasileirão. Atlético-GO e Figueirense são exemplos de times que foram procurados pela emissora para uma parceria mais longeva.
Ponte Preta e Portuguesa, promovidas da Série B do Campeonato Brasileiro, já receberam propostas oficiais da Globo para o ano de retorno à elite. No momento, a assinatura de contrato para 2012 depende apenas da resposta das diretorias.
A situação do Ceará é diferente. O time alvinegro jogará contra o Bahia na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, e depende de uma combinação de resultados para não ser rebaixado. Só depois da definição, caso permaneça na elite, a equipe deve receber uma proposta oficial da Globo.
Os times que assinam contratos mais curtos com a emissora fazem parte do grupo que recebe a menor cota financeira. Contudo, a Globo não confirma o valor investido nos direitos de mídia dessas equipes.