Você sabia que a tradicional fabricante de pneus Goodyear é “culpada” pela criação de uma das primeiras equipes de basquete profissional dos Estados Unidos? Pois é. Isso aconteceu em 1918 e, com a chegada do centenário da data, a marca decidiu fazer uma homenagem ao histórico Akron Wingfoots.
Fundada como uma equipe de recreação por associados da Goodyear para testar as solas de borracha de calçados esportivos, o time chegou a ser, inclusive, campeão da National Basketball League (NBL), que é uma espécie de precursora da NBA. Até hoje o Wingfoots continua sendo um símbolo importante no basquete americano, já que o logotipo oficial da marca Goodyear aparece nas camisetas do Cleveland Cavaliers como patrocinador oficial da franquia.
Para comemorar o centenário, a Goodyear resgatou a primeira camisa do Akron Wingfoots e produziu uma série limitada de 100 unidades para os fãs. As réplicas são baseadas em uma das mais antigas camisas de basquete já disponíveis para o público. As raridades ficarão disponíveis para sorteio até a próxima sexta-feira (30) por meio do site Wingfoots100.com.
“Nossa conexão com o basquete no século passado é uma parte distinta da herança da Goodyear e uma fonte de orgulho para nossos associados, ex-jogadores e fãs de basquete em todos os lugares. Essas camisetas exclusivas são uma maneira autêntica de honrar essa rica tradição”, afirmou Todd Macsuga, gerente de marketing da Goodyear.
Os 100 anos da Goodyear no basquete também estão sendo comemorados pelo Cleveland Cavaliers desde o início da temporada, no mês passado. A franquia, em parceria com a patrocinadora, revelou duas esculturas em tamanho real de um jogador vestido com a réplica de 1918 ao lado de outro vestido com a camisa atual do Cavaliers.
Foto: Divulgação / Goodyear
As esculturas foram feitas artesanalmente pelo artista Blake McFarland, que usou mais de 200 pneus da marca Goodyear e levou mais de 400 horas para montar as duas obras, que ficarão expostas na Quicken Loans Arena durante toda a temporada 2018/2019 da NBA.
Vale ressaltar que o sorteio das 100 réplicas produzidas é válido apenas para os Estados Unidos. Não é necessário fazer nenhuma compra. Basta se inscrever para participar e ter a chance de ganhar a camisa histórica.