Uma das obras mais aguardadas em Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014, a expansão da linha de metrô foi descartada pelo Governo Federal. Apelidado de ?Linha da Copa?, o novo trecho teria mais 15,3 quilômetros e ligaria os estádios Beira Rio e Olímpico ao centro da cidade. A decisão foi informada na última terça-feira ao prefeito da capital gaúcha, José Fogaça, e ao secretário regional da Copa, Paulo Odone, que se reuniram em Brasília com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; das Cidades, Márcio Fortes, e dos Esportes, Orlando Silva Jr. A ampliação do metrô, que possui 33,8 quilômetros, deverá aguardar o PAC 2, a ser lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre março e abril de 2010, o que dificultaria o fim das obras dentro do prazo para o Mundial. ?Prazo é um fator determinante para que as obras sejam concluídas e atendam a Copa?, afirmou Fortes, na saída do encontro, à ?Rádio Gaúcha? O ministro, contudo, confirmou que a União investirá cerca de R$ 400 milhões no sistema de transporte coletivo de Porto Alegre. Um dos projetos, que custará R$ 30 milhões, é o aeromóvel que ligará o aeroporto Salgado Filho à estação Aeroporto, do trensurb. ?Realisticamente falando é muito difícil você fazer uma obra do tamanho dessa do metrô a tempo, que esteja funcionando antes de junho de 2014. Então, colocar isso como uma prioridade para fazer a Copa, pode frustar se não estiver pronta a obra e ela pode atrapalhar também o tráfego na cidade?, disse Bernardo, nesta quarta-feira, ao programa ?Gaúcha Atualidade? ?Instalamos um grupo de trabalho com membros do governo federal, do estadual e da prefeitura para avaliar e negociar com vistas ao PAC 2, que deve ser lançado pelo presidente Lula em março do ano que vem. Vamos discutir como fazer para atender essa necessidade para a cidade. Qual região seria a melhor para começar. Muitos técnicos falam sobre iniciar a obra na região da Avenida Assis Brasil (Zona Norte), onde seria prioritário pelo tráfego de pessoas?, explicou o ministro.