A próxima década será do esporte e do entretenimento no Brasil. É com essa ideia fixa que o Grupo ABC lançou nesta quinta-feira a XYZ Live. Fruto da fusão das empresas Mondo Entretenimento, Maior Entretenimento e Reunion Sports & Marketing, a nova agência já surge com 40 projetos confirmados para 2011. Para o esporte, os destaques ficam com o ATP Grand Champions Brasil e o Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
Com isso, a Reunion deixa de existir. Em 2010, o Grupo ABC aumentou sua participação acionária na agência com vista nos mega eventos dos próximos anos. Com a mudança, o fundador e um dos sócios, Geraldo Rodrigues, foi para os Estados Unidos criar uma unidade da empresa em Miami. Agora, a XYZ engloba a Reunion, e a parte esportiva fica no comando de dois ex-sócios: Fernando Von Oertzen e Guilherme Schaeffer.
O investimento do grupo se dá em um momento peculiar do cenário brasileiro, o que foi citado diversas vezes durante a apresentação. O país coloca em paralelo um bom momento econômico, com moeda estável e crescimento sustentável. Alinhado a essa conjuntura, o Brasil irá receber eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, para citar exemplos da área de esporte. No meio do entretenimento, foi colocado que 90% das grandes turnês mundiais de músicas já têm o Brasil como destino.
Em comparação, a estimativa de crescimento anual do Brasil até 2014 é de 4,5%. Enquanto isso, o mercado de mídia em grandes eventos tem crescimento estipulado em 10%. É com essa expectativa que o Grupo ABC quer se agarrar às oportunidades que têm sido apresentadas. “Temos que nos adiantar. Se não fizermos isso, alguém irá fazer”, determinou o diretor-geral de comercialização da nova agência, Arnaldo Rosa.
Parte do otimismo da empresa vem do pressuposto que os próprios eventos esportivos irão fomentar o entretenimento de uma forma geral. Comemora-se uma melhora no aspecto estrutural das cidades brasileiras para receber mega acontecimentos, inclusive nas arenas onde isso será realizado. A partir de 2014, 12 cidades brasileiras terão estádios com capacidade para receber grandes partidas e concertos.
Com o intuito de falar com as três gerações (X, Y e Z), o mote da nova empresa é criar conteúdo nesses eventos, proporcionando uma melhor comunicação para as empresas envolvidas. Oferecendo produtos como turnês, ocasiões esportivas ou eventos de relacionamento, a XYZ Live quer fazer a captação de patrocínio e dar aos investidores o melhor meio de se aproximar do cliente.
Quem dirigirá a nova agência será André Mantovani, ex-presidente da MTV Brasil, e que será o CEO da XYZ Live. Em seu discurso de apresentação, citou exemplo do que pode ser possível fazer com clientes em um universo de avanços tecnológicos. “Pensamos em como pode ser essa comunicação direta, para uma pessoa que sempre tem uma tela ao seu lado. Em um estádio, seja para um show ou para um jogo, a pessoa pode usar o aparelho para fazer uma realidade aumentada na arena e saber onde fica o seu assento”, afirmou Mantovani ao citar uma possível ferramenta para engrandecer um evento.
Para o Grupo ABC, a aposta é que a área se torne um de seus principais braços. Com investimento de cerca de R$ 100 milhões, a empresa espera ter um faturamento de R$ 600 milhões até 2014. Dessa maneira, esporte e entretenimento formariam 40% do que o grupo recebe, com plano para que esse número chegue a 60% nos anos seguintes.