Gestor de quatro equipes ao redor do mundo, o CFG (City Football Group) busca inovar a experiência de seus torcedores nos estádios com a parceria acertada com a SAP.
“Os torcedores hoje estão mais exigentes e a experiência de torcer é que guia nosso relacionamento com a SAP. Uma variedade de soluções propostas pela SAP vai servir para melhorar a experiência de torcer – em nossos estádios ao redor do mundo, incluindo um painel interativo no Etihad Stadium, que trará análises em tempo real e comentários de torcedores assistindo aos jogos”, afirmou o CFG, através de sua assessoria de imprensa.
A ideia é aproximar a experiência nas arenas de futebol com a dos torcedores em jogos da NBA, que já é parceira da SAP. No caso do basquete, a torcida está acostumada a checar as estatísticas de cada jogador em placar postado nos tetos dos ginásios.
“Obviamente, o futebol é muito diferente do basquete [NBA]. Dito isto, os nossos esforços para aumentar o engajamento dos torcedores na NBA foram muito bem recebidos. Portanto, podem servir como base”, afirmou Nic Jungkind, diretor de patrocínio global da SAP, em entrevista à Máquina do Esporte.
“A SAP e o CFG estão trabalhando em conceitos para transformar a experiência de como os torcedores vão ver ou sentir o jogo”, acrescentou o executivo.
O CFG é dono de quatro equipes: Manchester City (Inglaterra), com times masculino e feminino, New York City (EUA), Melbourne City (Austrália) e Yokohama Marinos (Japão). Se o fã de futebol não está acostumado com estatística tão aprofundada como na NBA, ele é visto pelas empresas como cada vez mais exigente por um produto diferenciado.
“SAP e CFG querem mudar a maneira que os torcedores de nossas equipes consomem as estatísticas de futebol, o que lhes permite olhar para o jogo de forma diferente e compreendê-lo da forma mais aprofundada”, afirmou o CFG.
“Definitivamente, sentimos que isso irá permitir um maior engajamento e uma melhor compreensão do jogo”, acrescentou a empresa.
Para cada público, a ideia é pensar soluções específicas. “O que funciona em um estádio pode ter que ser adaptado para funcionar em outra arena. Por isso, queremos criar soluções sob medida para o CFG. No total, queremos ouvir atentamente as necessidades dos torcedores do CFG e criar experiências que preencham essas necessidades específicas”, comentou Jungkind.
No caso do Hoffenheim, time que foi patrocinado pela empresa alemã na última temporada, a SAP buscou ações específicas para agradar os torcedores. Uma das iniciativas que tiveram bom retorno do público no estádio foi mostrar, em tempo real, dados estatísticos da partida, como a velocidade do chute ao gol.
Para criar plataformas específicas que agradem aos diferentes times do CFG, as empresas criaram um grupo de trabalho, integrado por seis profissionais.