A cervejaria holandesa Heineken decidiu usar o fato de Madri ter se tornado a “capital do futebol” durante esta semana para ativar ainda mais o patrocínio à Liga dos Campeões da Uefa.
A marca tem feito diversas ações em bares espalhados pela capital espanhola, que recebeu na última terça-feira o duelo entre Atlético e Chelsea e nesta quarta-feira terá confronto entre Real Madrid e Bayern, ambos pela semifinal da competição.
Nos bares pelas ruas da capital espanhola, diversas promoções são atreladas à transmissão dos jogos de Atlético e Real na cidade. O torcedor sem ingresso vai ao bar acompanhar a partida e ainda pode sair com a bola da Champions ou um ingresso para a festa que a Heineken fará na final no balneário de Ibiza.
Nas palavras de Hans Erik Tuijt, vice-presidente de marketing da Heineken, a ativação do patrocínio da Champions é uma questão de princípio para a empresa. “É preciso investir pelo menos dois dólares para cada dólar gasto no patrocínio. Se não, o patrocínio não será percebido”, costuma afirmar Tuijt em entrevistas e palestras.
É exatamente esse o conceito que a marca tem aplicado aqui em Madri. A Heineken aparentemente é a única a ter entendido que, nesta semana, a cidade é a capital do futebol na Europa.
Segundo a cervejaria, mais de 50% das pessoas que acompanham a liga sabem que a marca é quem patrocina o torneio. Mas apenas 5% das pessoas já tomou alguma vez na vida a Heineken. A meta é fazer com que a associação cada vez mais direta da cerveja com o campeonato faça esse número saltar para 6%, o que representaria quase 1 milhão de pessoas a mais comprando a marca.
No que depender do que a Heineken tem feito pelas ruas de Madri, o consumo da cerveja aumentará sensivelmente. Na próxima semana, com os duelos de volta das semifinais acontecendo em Londres e Munique, a tendência é a empresa concentrar esforços na cidade britânica. Com vasta tradição (e preferência) pelas cervejas locais, os alemães geralmente são colocados em segundo plano na estratégia de vendas da Heineken.
*O repórter viaja a Madri a convite da Nike