Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

HQs e pinturas ?abrem? Copa da Adidas

HQs e pinturas ?abrem? Copa da Adidas

Guilherme Costa em São Paulo - SP Publicado em 08/06/2010, às 15h00

Apesar de ter participado de uma zona mista com árbitros que estarão na Copa do Mundo de 2010, realizada no último domingo, a Adidas iniciou nesta terça-feira o cronograma de ações da companhia para a África do Sul durante o torneio. A empresa mostrou seu centro de exposições em Johanesburgo, promoveu entrevista coletiva com o alemão Franz Beckenbauer e revelou duas das principais diretrizes de sua comunicação para a competição: pinturas e histórias em quadrinhos. Na verdade, os dois conceitos se uniram no evento desta terça. O plano de marketing da Adidas para a Copa do Mundo é baseado na ideia de uma competição entre 32 atletas patrocinados pela marca, cada um representando uma seleção. Eles foram transformados em personagens, receberam apelidos e terão ações ligadas a suas histórias. Em Johanesburgo, a companhia alemã mostrou a versão dos jogadores em desenhos. Os desenhos dos 32 atletas adornam uma grande sala em que a Adidas promoverá entrevistas coletivas e ações de relacionamento durante a Copa do Mundo. No fundo desse espaço há um painel preto, e a cada dia um pintor africano será convidado a fazer um desenho nessa superfície ? o tema será escolhido de acordo com o assunto, o time ou o atleta com mais destaque na competição naquela data. Os quadros gerados pelos convidados serão pendurados abaixo das figuras dos atletas e leiloados no site E-Bay. O dinheiro arrecadado com os desenhos será destinado à Fundação Nelson Mandela 46664, e o autor do lance mais alto ainda será premiado pela Adidas com uma das bolas usadas na decisão da Copa do Mundo deste ano. A ação beneficente com as pinturas, contudo, é apenas um apêndice no projeto da companhia para a Copa do Mundo. A maior fatia das iniciativas será focada na história dos jogadores e no confronto entre eles. A frase que norteia a campanha é ?Quem vai liderar seu time para a vitória??. Durante a Copa do Mundo, haverá uma ação na rede social Facebook com os atletas. Internautas poderão escolher seus personagens favoritos a cada confronto, por exemplo, analisar as habilidades e comentar sobre o desempenho. Além disso, poderão dar palpites sobre resultados e desempenho de jogadores na competição. Os participantes mais assíduos e os que tiverem melhor rendimento na adivinhação também serão premiados. O projeto ainda tem vídeos que contam a história de todos os jogadores com elementos de graphic novel. O apresentador de todas as peças será o francês Zinedine Zidane, patrocinado pela Adidas, que trabalhará como narrador e terá papel importante no projeto da companhia para a África do Sul. ?O fato é: nós não precisamos de uma verba de publicidade para a Copa do Mundo. Se você pensar no jogo de abertura da edição deste ano, entre África do Sul e México, verá que tudo é Adidas. Os uniformes dos árbitros são Adidas, as roupas dos funcionários são Adidas, os gandulas vestem Adidas, a bola é Adidas, o México é Adidas e a África do Sul é Adidas. Nós fomos muito fortes na Copa do Mundo da Alemanha e estaremos ainda mais fortes neste ano?, projetou Thomas van Schaik, diretor de relações públicas globais da empresa alemã.