Não é por acaso que alguns clubes de futebol estão seguindo o Flamengo e estão investindo mais forte em um time de basquete. Dono da maior torcida nos gramados, a equipe carioca triunfa com absoluto conforto dentro das quadras, como indicou uma pesquisa levantada pelo Ibope Repucom passada com exclusividade à Máquina do Esporte.
A plataforma usada pelo Ibope Repucom é a Sponsorlink, que avalia as preferências mil internautas, representativos de 68 milhões de pessoas que acessam à internet no Brasil. Desse montante, foram separados aqueles que afirmaram ter “muito interesse” no basquete. Ou seja, o torcedor de fato.
E, nessa categoria, há um claro domínio do time do Rio de Janeiro. Entre os que gostam de basquete, 71% torcem para algum time. E desse número, 40% se declaram torcedores do Flamengo. Em comparação, o Minas Tênis Clube aparece em segundo lugar, com 13% das respostas.
Nesse cenário carente de clubes de grande torcida, outros clubes famosos pelo futebol têm aumentado o interesse em participar do basquete, em especial do NBB. Na divisão de acesso ao principal torneio nacional, Vasco e Sport estão na briga pela vaga na próxima temporada. O Vitória também possui equipe no NBB. E o Botafogo, no fim do ano passado, montou uma equipe com esse mesmo objetivo em um futuro próximo.
O Flamengo é o grande exemplo de que o basquete pode ser sustentável. O clube possui patrocínios de grandes marcas, como Sky e Estácio. Mas o próprio Ibope Repucom mostrou que os rendimentos podem ir além.
A pesquisa mostrou que, entre os torcedores de basquete, 81% comprou algum produto oficial nos últimos 12 meses. E 67% declarou que experimentaria um produto ou serviço de uma empresa que patrocinasse o time de preferência.