Dois dos maiores ídolos do futebol brasileiro criaram um método diferente para se manterem próximos dos torcedores. Para além da criação de produtos licenciados, Marcos e Zico fizeram clubes de relacionamento. Mais do que produtos físicos, os ex-atletas têm contato direto com os fãs.
Em ambos os casos, a aposta foi um clube de cerveja. Além da bebida e de brindes, o torcedor que participa do projeto tem o direito a entrar em promoções e em ações que envolvem diretamente a presença dos jogadores. Marcos, por exemplo, levou clientes do programa para assistir a jogos do Palmeiras em seu sítio particular. O churrasco também foi estratégia usada por Zico em suas vendas.
O ex-jogador do Flamengo chegou a entregar o primeiro kit de cerveja ao primeiro torcedor que assinou o serviço. A reação do fã, que se emocionou ao conhecer o ídolo, virou vídeo que será divulgado nos próximos dias.
O clube de cerveja do Zico permanece aberto. No caso do de Marcos, foi encerrado recentemente. Foram 12 meses, com 12 eventos diferentes, além das cervejas e dos prêmios. O palmeirense se juntou a torcedores em contextos distintos.
Zico tem apostado cada vez com mais força no fator da experiência. Recentemente, por exemplo, o jogador lançou um foodtruck próprio, com a assinatura do atleta no pão. Ele esteve presente para inaugurar a iniciativa e deverá participar de outras ações do empreendimento, diretamente com os torcedores.
O clube de cerveja, no entanto, representa o passo mais sofisticado e seleto para os torcedores se aproximarem de Zico. “Esse é um projeto especial, pelo diferencial ser essa experiência com o ídolo. Por isso, ele tem um número limitado de assinaturas. Se fosse muita gente, não poderíamos dar essa atenção diferenciada”, comentou Talita Chalhub, sócia-diretora da TSC Marketing & Licenciamento, em conversa com a Máquina do Esporte.
A agência tem sido a responsável por gerenciar a marca do ídolo flamenguista na criação de diversos produtos licenciados, seja com o Flamengo, seja em projetos solos, que aproveitam também a baixa rejeição que Zico tem com torcedores rivais.
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A estrutura profissionalizada também tem acompanhado Marcos na trajetória para se manter vivo não só na memória dos torcedores mas também comercialmente. Em maio deste ano, o ex-goleiro palmeirense lançou até linha de carne, um segundo passo da ideia da cerveja. Mas o fundamental é a presença do torcedor.