A agência multinacional de marketing esportivo IMG terá os direitos exclusivos de licenciamento da Uefa Euro 2020, principal torneio europeu de seleções do calendário do futebol mundial. O acordo surge após uma parceria bem-sucedida entre Uefa e IMG na Euro 2016 e outros torneios organizados pela entidade europeia entre 2014 e 2017.
Além da Euro 2020, o novo contrato ainda engloba o Campeonato Europeu Feminino da Uefa de 2021, as edições 2019 e 2021 do Campeonato Sub-21 da Uefa e também as duas primeiras edições das finais da Liga das Nações, um novo formato que será introduzido pela Uefa em uma tentativa de produzir partidas internacionais mais competitivas fora das grandes competições.
Foto: Divulgação
“Este acordo nos permitirá continuar a nos beneficiar da extensa rede de licenciamento global da IMG e permitirá que os fãs de todo o mundo possam ter acesso a uma ampla gama de produtos licenciados oficiais da Uefa Euro 2020”, declarou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa.
“Com a Uefa Euro 2020, temos agora uma fantástica oportunidade de trabalhar em um formato de torneio inovador, que criará uma plataforma única para levar essa comemoração a mais fãs do que nunca. Estamos ansiosos para selecionar e trabalhar com parceiros que nos permitirão maximizar nossa presença no varejo em toda a Europa e além, e desempenhar um papel fundamental na promoção do evento”, afirmou Mickael Andréo, vice-presidente de licenciamento da IMG.
Vale lembrar que a Euro 2020 será completamente diferente de qualquer outra disputada até hoje. O evento marcará os 60 anos de existência da principal competição organizada pela Uefa e, por isso, ficou decidido que será disputado em 12 cidades diferentes de 12 países diferentes. São elas: Londres (Inglaterra), Roma (Itália), Budapeste (Hungria), São Petersburgo (Rússia), Munique (Alemanha), Copenhague (Dinamarca), Bilbao (Espanha), Baku (Azerbaijão), Bucareste (Romênia), Dublin (Irlanda), Glasgow (Escócia) e Amsterdã (Holanda).
A abertura está marcada para o dia 12 de junho de 2020 no Estádio Olímpico de Roma, enquanto a final será disputada no Estádio de Wembley, em Londres, no dia 12 de julho.
No Brasil, o Grupo Globo fechou um contrato de exclusividade para a transmissão da Euro 2020 com a UEFA. O acordo engloba TV aberta (Globo), TV fechada (SporTV) e internet (globoesporte.com), com grande disponibilização de materiais nos canais digitais, vídeos sob demanda, conteúdos exclusivos e informações em tempo real.