O Fluminense está invicto há 13 jogos (nove pelo Campeonato Brasileiro e quatro pela Sul-Americana). Nesse período, o atacante Fred marcou 11 vezes e outros jogadores brilharam, como o argentino Conca ou o atacante Maicon. Mas o futuro incerto do clube carioca impediu que o marketing aproveitasse a fase positiva. A despeito da ascensão na competição nacional, o Fluminense tem 42 pontos e ocupa a 17ª posição da tabela, na zona de rebaixamento para a segunda divisão. Na Sul-Americana, o time tricolor joga nesta quarta-feira o primeiro confronto da decisão contra a LDU, algoz tricolor na disputa do título da Libertadores do ano passado. Portanto, o ano do Fluminense pode acabar com um título e uma fuga heróica do rebaixamento ou com novo revés para os equatorianos e queda para a segunda divisão. Isso limitou o investimento do marketing tricolor em atletas. O caso mais emblemático é Fred. Contratado do Lyon neste ano, o centroavante que esteve na Copa do Mundo de 2006 era a principal aposta do Fluminense. Quando ele chegou, o clube lançou uma linha de camisetas com o nome do atleta e planejou uma coleção de produtos focada no camisa 9. O problema é que Fred teve um início de ano marcado por seguidas lesões e polêmicas ? denúncias de que estava surfando quando não tinha condições físicas para jogar e de vida noturna agitada, por exemplo. O início negativo derrubou as vendas das camisetas e impediu o lançamento de outros produtos. Agora, o medo do Fluminense é repetir essa decepção. Por conta disso, o clube deve esperar o resultado final da temporada para fazer ações focadas em atletas ou usá-los em campanhas. Um exemplo é a ação social que o time tricolor promoverá no próximo domingo, no confronto com o Vitória. A comunicação será predominantemente realizada via site oficial, mas a equipe também terá inserções de mídia. E em vez de atletas conhecidos, usará o mote ?O Fluminense compra essa causa?. A causa a ser abraçada é a campanha ?Natal sem fome?, ação assistencial tradicional no Rio de Janeiro. Haverá caixas espalhadas por todas as entradas do Maracanã no domingo, e o esforço do Fluminense é para que os torcedores doem brinquedos para crianças carentes. O time carioca tem média de público de 20.355, a sexta melhor do Campeonato Brasileiro.