Apesar de já ter anunciado que fará a edição 147 do Ultimate Fighting Championship (UFC) no Rio, os realizadores do maior campeonato de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) do planeta ainda não sabem qual será a data do evento. E essa indefinição, entre tantas outras, tem atrasado o planejamento de alguns parceiros comerciais.
O plano inicial era organizar a quarta edição brasileira do UFC em 23 de junho, mas patrocinadores já foram avisados de que essa data dificilmente será cumprida. Como o Rio de Janeiro receberá naquele mês o Rio+20, conferência organizada pela Organização das Nações Unidas (UNU), haverá sobrecarga em hotéis, segurança e logística.
“Em uma empresa como a nossa, que não tem uma verba de marketing, tem que ter criatividade para ativar o patrocínio. Mas nós ainda não sabemos o que iremos fazer porque eles vão mudar a data, por causa do Rio+20”, explica Bony Monteiro, proprietário da Bony Açaí, empresa paraense que já assegurou patrocínio ao UFC 147.
Os produtos da marca são produzidos pela Arbor, da qual Monteiro é sócio, e o MMA recebe investimentos para proporcionar visibilidade aos açaís do empresário. Entre atletas, Vitor Belfort, José Aldo, Wanderlei Silva, entre tantos outros brasileiros de renome, são patrocinados pela marca e costumam levá-la para onde lutam.
A ideia é aproveitar que brasileiros estão em alta nessa modalidade para fazê-los usar produtos com a marca, como bonés nos momentos que antecedem os duelos, para ganhar reconhecimento em todo o país. Em um segundo momento, o mercado dos Estados Unidos, entre outros no exterior, também é um alvo a ser atingido.
“A fruta é paraense, o MMA praticamente começou no Pará, a família Gracie começou a lutar aqui, então há todas essas coincidências divinas que trazem uma grande sinergia para os patrocínios”, acrescenta o proprietário da Bony Açaí. Em função da proporção da empresa, no entanto, Monteiro precisa apostar em ativação para aparecer.
Um dos exemplos de como a marca tem ganhado visibilidade aconteceu no último fim de semana, durante o The Ultimate Fighter (TUF), reality show organizado pelo UFC e transmitido pela Globo. Rodrigo Damm, vencedor de uma das lutas, levou um banho de açaí no programa. Mas planejar algo assim para o UFC 147 requer definições.