A Football Association (FA), entidade responsável pelo futebol no Reino Unido, fechou nesta semana um acordo com a Uefa para a cessão dos direitos de mídia da seleção inglesa. O contrato abrange a participação da equipe nacional na Eurocopa de 2016 e nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
O acordo faz parte de um projeto da Uefa para centralizar os direitos de mídia do futebol europeu. A entidade desembolsará cem milhões de libras (R$ 268,13 milhões) para veicular os jogos da Inglaterra.
O modelo que a Uefa pretende seguir na negociação dos direitos de transmissão de jogos das seleções é o que a entidade adota atualmente com a Liga dos Campeões. A venda dessa competição é feita diretamente pela instituição, e o faturamento é repartido por ela entre os participantes.
Além do valor fixo, a Uefa repassará à Inglaterra uma porcentagem de tudo que for arrecadado com TV nos próximos anos. A última venda internacional da equipe brit”nica, relativa a quatro temporadas, rendeu 575 milhões de libras (R$ 1,541 bilhão).
Leia mais: