Autoridades ligadas ao comitê organizador local da candidatura da Inglaterra ao posto de sede da Copa do Mundo em 2018 ou 2022 divulgaram publicamente um temor sobre a repercussão de denúncias feitas na última segunda-feira pela emissora “BBC”. Oficialmente, o medo é que um programa sobre bastidores da Fifa, feito por um canal local, demonstrasse falta de vontade do país para receber o evento. Por conta disso, os brit”nicos divulgaram nesta terça-feira um contragolpe em forma de vídeo.
A campanha tem participação de uma série de estrelas do futebol inglês, lideradas por David Beckham, um dos embaixadores do projeto brit”nico para postular a Copa do Mundo. No vídeo, as personalidades explicam objetivos e intenções da candidatura e mostram por que o país merece ficar com o torneio.
“Imagine o mundo que nós podemos criar juntos”, diz Beckham. O vídeo tem como principal meta explicar o programa social Football United, uma das grandes apostas do projeto da Inglaterra.
Curiosamente, a lista de personalidades que participam do vídeo não conta apenas com jogadores ingleses. Outras estrelas da Premier League também defendem a candidatura brit”nica, como Michael Essien, Asamoah Gyan, Wilson Palacios e o zagueiro brasileiro Alex.
A Fifa anunciará na próxima quinta-feira os países que receberão a Copa do Mundo em 2018 e 2022. A Inglaterra concorre com Rússia Bélgica/Holanda e Espanha/Portugal pelos dois torneios. Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Qatar postulam apenas o segundo.