Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Janeth Arcain faz 50 anos e é homenageada pela Turma da Mônica

Campeã mundial e tetracampeã da WNBA será representada pela personagem Milena

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 11/04/2019, às 12h00

Imagem Janeth Arcain faz 50 anos e é homenageada pela Turma da Mônica

No dia em que completa 50 anos de idade, Janeth Arcain recebeu uma homenagem que muita gente de várias gerações gostaria de receber. A ex-jogadora da seleção brasileira de basquete entrou para a lista de inspirações do projeto "Donas da Rua da História" e terá uma personagem baseada em si pela Turma da Mônica, da Mauricio de Sousa Produções (MSP).

Foto: Divulgação

Criado pela MSP, o projeto trabalha a autoestima das meninas e seus direitos às oportunidades. Janeth será representada pela personagem Milena, a mais nova "Dona da Rua" do bairro do Limoeiro, e terá sua biografia incluída na plataforma do projeto.

Atleta da seleção brasileira por 21 anos, número que a torna recordista mundial, Janeth também foi a primeira sul-americana a ingressar na WNBA, maior liga de basquete feminino do mundo, e a única estrangeira a se tornar tetracampeã da competição com o extinto Houston Comets. Com a seleção, alcançou o ápice com o título mundial em 1994 e medalhas olímpicas em Atlanta 1996 (prata) e Sydney 2000 (bronze).

Fora das quadras, a atleta fundou, em 2002, o Instituto Janeth Arcain (IJA), que tem como objetivo utilizar o esporte para o desenvolvimento humano. Além de ensinar basquete para crianças e jovens, o IJA também possui projetos socioeducativos com temas ligados a saúde, nutrição e alimentação saudável, inclusão e até uma iniciativa que oferece aulas de inglês gratuitas.

Em 17 anos de existência, o instituto estima que mais de 15 mil pessoas já foram beneficiadas com as ações.