Após quatro anos com a cota de title sponsor da Copa do Brasil, a Kia Motors abriu espaço para os concorrentes. A empresa, que também é patrocinadora do Palmeiras, não renovou o acordo com a Confederação Brasileira de Futebol para dar nome à segunda maior competição entre clubes do país.
A saída da Kia quase modificou o planejamento apresentado pela Chevrolet no futebol. A montadora chegou a negociar para ocupar o espaço da concorrente a partir de 2013, mas refugou alegando falta de verba para o patrocínio.
“Nós negociamos a possibilidade de patrocinar a Copa do Brasil antes de fechar com os Estaduais, mas não deu certo. O patrocínio sairia muito caro e todos têm suas limitações, inclusive a Chevrolet. Mas a Copa do Brasil seria interessante, pois é um torneio com um período mais longo”, afirmou à Máquina do Esporte Frederico Themoteo Jr, diretor de marketing de comunicações da Chevrolet.
A Kia, desde 2009, dava nome à Copa do Brasil por ser a detentora do title sponsor do campeonato. O contrato entre a montadora asiática e os organizadores do torneio terminou em 2012. Apesar de deixar o torneio nacional, a empresa ainda patrocina a Copa do Mundo e o Palmeiras.
A partir de 2013, a Copa do Brasil será disputada por 86 equipes, incluindo os clubes brasileiros que participam da Libertadores e entram no torneio já nas oitavas de final. O campeonato passará a ser jogado entre março e novembro.
Leia mais: