A crise nos bastidores da liga norte-americana de hóquei, a NHL, está comprometendo cada vez mais o rumo da temporada 2012/13 do torneio. Com os novos atrasos causados pela demora nas negociações entre o sindicato de jogadores e a Liga, alguns dos principais eventos da temporada, como o All-Star Games e o Winter Calssic correm sério risco de não acontecerem.
Na última semana, a NHL anunciou o cancelamento de todas as partidas marcadas para o próximo mês de novembro. As primeiras partidas da temporada, que aconteceriam em outubro, já haviam sido canceladas. Com quase nenhum avanço nas negociações do locaute, a previsão é que os jogos agendados para dezembro também não se realizem.
Desta forma, o Winter Classic, que se disputaria em 1º de janeiro de 2013, deve também ser cancelado. O evento, que aconteceria em Michigan, consiste em uma partida do campeonato disputa em um estádio aberto e que acontece todos os anos desde 2008.
Apesar dos cerca de 90 mil ingressos para a partida que já foram postos à venda em outubro, a NHL deve cancelar o evento nos próximos dias, já que a data limite para a retirada do depósito de segurança feito pela organização vence no próximo dia 3. Dessa forma, pagaria apenas uma multa de US$100 mil, evitando prejuízos muito maiores no caso de um cancelamento em cima da hora.
Já o All-Star Game, o famoso Jogo das Estrelas, está programado para o dia 27 de janeiro, em Columbus, Ohio, e também corre sério risco de cancelamento, caso o imbróglio não seja resolvido a tempo.
O locaute se deve a um conflito entre a associação de jogadores (NHLPA) e a NHL, que negociam um novo acordo sobre a porcentagem de cada uma das partes no faturamento do campeonato. Outros fatores, como redução de salários, também estão envolvidos no negócio. Por causa da paralisação, até o momento 326 jogos, cerca de 26,5% da temporada regular, já foram cancelados. Na última vez que houve locaute, na temporada 2004/05, o campeonato terminou não sendo realizado.