O Bayern de Munique anunciou receita líquida de 1,3 milhão de euros na temporada 2010/2011, valor inferior aos 2,9 milhões de euros registrados como lucro em 2009/2010. A principal justificativa pela queda, segundo o clube alemão, são os esforços para cumprir as exigências feitas pela Uefa, o chamado “fair-play financeiro”.
A campanha do time na última temporada também ajudou a derrubar os números. Além do terceiro lugar na Bundesliga, primeira divisão do Campeonato Alemão, o Bayern foi eliminado nas semifinais da Copa da Alemanha pelo Schalke 04 e deixou a Liga dos Campeões da Uefa nas oitavas de final.
O desempenho esportivo aquém do esperado, somado ao ambiente econômico alemão no último ano, serviu como justificativa para que o clube tenha reduzido o montante lucrado em 2010/2011. As regras do “fair-play financeiro”, vale lembrar, passarão a valer apenas a partir da temporada 2013/2014.
De qualquer modo, o fato de ter atingido o 19º ano consecutivo de superávit alegrou dirigentes alemães. “Esse resultado foi atingido apesar das dificuldades e das circunst”ncias”, afirmou Karl Hopfner, diretor do Bayern. “Eu devo lembrar que nós não tivemos nenhum grande sucesso esportivo no ano passado, e ainda tivemos a crise na Europa”.
As receitas em 2010/2011 foram de 290,9 milhões de euros, ante 312 milhões de euros registrados na temporada anterior, em novo decréscimo.