A campanha “Imagine a paz”, realizada pela Unesco, vai usar o futebol como plataforma de divulgação na Espanha. A entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) fechou nesta semana uma parceria com o Málaga, que cederá espaço em seu uniforme para a instituição durante os próximos quatro anos.
No uniforme, o nome da Unesco ocupará a cota máster de patrocínio ao Málaga. Em outras plataformas, como o site e os eventos oficiais da equipe, haverá um trabalho voltado à campanha da entidade em prol da paz.
“Nossa ideia é usar os valores do esporte e da educação em conjunto, e levar isso aos jovens é uma das grandes metas da nossa instituição. A formação dos nossos atletas não deve se limitar ao desenvolvimento individual e de habilidades, mas à transmissão de conceitos como o respeito e a amizade”, disse o xeque Abdullah al-Thani, presidente do Málaga.
O uso do espaço mais nobre de patrocínio do uniforme para uma ação social remete ao que é feito no Barcelona. O time catalão, que tinha como tradição a manutenção de camisas limpas, mudou de procedimento quando decidiu usar a cota máster para promover a Unicef, que ainda recebe doações sistemáticas da equipe.
Na próxima temporada, o Barcelona deslocará a Unicef e dará a cota máster à Qatar Foundation, entidade sem fins lucrativos que desembolsará 30 milhões de euros por ano para patrocinar o clube até 2016.
No caso do Málaga, a diretoria não fala em valores – nem confirma, por exemplo, se a Unesco pagará alguma coisa pelo aporte. O vínculo com a instituição é válido para todas as categorias do clube.