O Manchester United pode até não ser campeão europeu neste sábado, mas já garantiu um importante título para esta temporada. O time inglês bateu o recorde nacional de arrecadação com premiação e mídia em uma temporada.
Até aqui, o time comandado por Alex Ferguson já conseguiu amealhar 60,4 milhões de libras somente com premiação e venda dos direitos de transmissão de seus jogos na Premier League. É a primeira vez em que um time supera 60 milhões de libras em uma temporada no país.
O principal motivo para esse recorde é o crescimento do faturamento com TV. Nesta temporada, cada clube que disputa a Premier League recebeu uma cota de 13,8 milhões de libras (a soma desses montantes equivale a 50% do contrato). A outra metade do bolo é repartida de acordo com índices de popularidade e desempenho.
Como campeão nacional, o Manchester United ficou com a maior cota do país. O formato de divisão é o mesmo nos contratos de venda internacional da Premier League. Nesse caso, a cota mínima de cada equipe é de 17,9 milhões de libras.
Além disso, a Premier League paga 756 mil libras a cada posição que um time consegue na tabela. Como vencedor da atual temporada, o Manchester United conseguiu somar 15,1 milhões de libras.
O mais animador para o Manchester United é que o cenário não parece isolado. A Premier League anunciou neste mês que ampliou os valores de contratos de mídia para o próximo triênio, e isso vai aumentar ainda mais a arrecadação dos clubes.
No caso do Manchester United, a temporada positiva ainda pode ser corroborada com os resultados internacionais. O time inglês chegou à decisão da Liga dos Campeões da Uefa, e vai disputar o título continental contra o Barcelona no próximo sábado.