A cidade de Manchester, na Inglaterra, é a nova casa do basquete dos Estados Unidos. A região fechou acordo com a liga profissional do país norte-americano (NBA) para sediar nos próximos anos uma série de amistosos da seleção, além de uma parte da pré-temporada masculina e jogos da temporada regular feminina.
Com isso, Manchester será a primeira cidade na Europa a receber um jogo oficial da liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos (WNBA). Também será a primeira região na Inglaterra, além de Londres, a sediar a pré-temporada da NBA.
Os jogos serão realizados na Manchester Evening News Arena (MEN), que comporta 18 mil espectadores. Detalhes sobre tempo de duração do contrato ou os valores envolvidos não foram divulgados.
Com isso, Manchester também fará parte da preparação das seleções de basquete dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres. Os dois times ganharam a medalha de ouro na competição de 2008, em Pequim.
“Vamos trazer a a NBA, a WNBA e os jogos das seleções de basquete dos Estados Unidos. Essa agenda cheia de eventos de alto nível vai ser fundamental para que o basquete cresça na região durante os próximos anos”, analisou Sophie Goldschimdt, vice-presidente de marketing da liga de basquete para o mercado europeu.
No próximo fim de semana, a NBA fará pela primeira vez na história um jogo de temporada regular em solo europeu. New Jersey Nets e Toronto Raptors protagonizarão o duelo na O2 Arena, em Londres.