Nem Barcelona, nem Juventus. A marca mais valiosa no mundo do futebol é a do Manchester United, segundo informe divulgado nesta segunda-feira pela consultoria Brand Finance.
Apesar de não ter ganhado nenhum título na última temporada, o valor estimado do clube inglês é de US$ 1,206 bilhão, segundo a nova enquete anual da empresa especializada em avaliação de marcas internacionais.
Os Diabos Vermelhos superaram o Bayern de Munique, que caiu para o segundo lugar, com marca estimada em US$ 933 milhões. O terceiro lugar no ranking da empresa londrina é o Real Madrid, avaliado em US$ 873 milhões.
A liderança folgada do Manchester United se deve ao recente acordo assinado com a Adidas, estimado em € 1,127 bilhão por dez anos, assim como o patrocínio da Chevrolet. Outro fator chave para isso é o milionário contrato de TV da Premier League, que passará a vigorar a partir de 2016.
Campeão europeu pela quarta vez nos últimos dez anos, o Barcelona aparece apenas na sexta posição, atrás também de Manchester City e Chelsea. O time de Messi e Neymar vale US$ 773 milhões.
Arsenal (US$ 703 milhões), Liverpool (US$ 577 milhões), PSG (US$ 541 milhões) e Tottenham (US$ 360 milhões) completam a lista dos dez primeiros colocados. Seis clubes do top 10 disputam a Premier League.
Vice-campeã europeia e campeã italiana e da Copa da Itália, a Juventus aparece na 11ª posição, com valor de marca de US$ 350 milhões.
Apenas dois clubes brasileiros aparecem entre os 50 times listados pela consultoria. O São Paulo subiu cinco posições e agora está em 43º lugar. Apesar de viver um período sem conquistas, o valor estimado do clube do Morumbi atinngiu US$ 95 milhões.
Já o Corinthians caiu de 36º para 48º lugar na classificação feita pela Brand Finance. Mesmo após inaugurar sua nova arena, no ano passado, o time do Parque São Jorge viu sua marca perder valor, e hoje está cotado em US$ 79 milhões. As equipes paulistas são as únicas não europeias no ranking elaborado pela consultoria inglesa.