O Manchester United anunciou, nesta sexta-feira (6), um acordo com o conglomerado chinês Alibaba. Com isso, o clube terá conteúdo exclusivo distribuído no Youku, plataforma de streaming da multinacional, e ainda verá a criação de um mercado de comércio eletrônico personalizado na plataforma Tmall, também de propriedade do grupo chinês.
Para os Red Devils, o objetivo da parceria é ampliar a base de fãs do clube na China, já que a base digital do Alibaba e suas diversas plataformas contêm cerca de 700 milhões de consumidores. O contrato inclui produções originais, conteúdos exclusivos, destaques do dia a dia e até transmissão de partidas ao vivo tanto do time masculino como da equipe feminina do United. Além do conteúdo global, haverá também material produzido especificamente para o público chinês.
Vale lembrar que o clube inglês já havia feito uma espécie de teste com a plataforma Youku entre os meses de julho e agosto deste ano. Ainda no período de pré-temporada, os Red Devils utilizaram o Youku na transmissão de três das seis partidas amistosas que realizou.
Por último, a parceria também envolverá a criação de um e-commerce personalizado do United na plataforma Tmall, loja oficial do mercado on-line que vende mercadorias de clubes a consumidores chineses. A loja virtual é totalmente integrada às plataformas do grupo Alibaba, com os parceiros de negócios recebendo ferramentas de marketing para promover seus produtos e marcas.
Foto: Reprodução / Twitter (@ManUtd)
“Temos orgulho de nossos seguidores apaixonados e leais em todo o mundo, e nossos fãs chineses são uma grande parte disso. Estamos sempre procurando novas maneiras de interagir com os fãs de lá. Essa parceria com o Alibaba permitirá que eles se conectem ao clube diretamente por meio de uma das plataformas de streaming de vídeo mais populares da China”, disse Richard Arnold, diretor administrativo do Manchester United.
“O Manchester United é um dos times de futebol mais populares e bem-sucedidos do mundo, com uma base de fãs considerável e apaixonada na China. Compartilhamos o mesmo objetivo, que é fornecer aos fãs um consumo único de conteúdo on-line e compras que aproveitem a tecnologia mais recente. Com essa cooperação, estamos aproveitando o ecossistema do Alibaba para aproximar os fãs e consumidores do Manchester United na China de uma experiência única. Estamos ansiosos para desenvolver outras áreas de cooperação estratégica de negócios no futuro”, afirmou Michael Evans, presidente do grupo Alibaba.
O Manchester United estima ter mais de 100 milhões de seguidores chineses. Além de se tornar a primeira equipe da Premier League a lançar um aplicativo dedicado em chinês, o clube ainda divulgou recentemente uma parceria com a empresa de desenvolvimento imobiliário Harves que tem como objetivo abrir uma série de locais de entretenimento e experiência temáticos espalhados por toda a China.