O contrato entre Globo e MediaPro, para a transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol para a Europa e para a Ásia, foi fechado pelo diretor de relações internacionais da empresa brasileiro, Roberto Marinho Neto. O acordo mostra o avanço do executivo na área esportiva da emissora; o segmento é comandado por Marcelo Campos Pinto.
A venda dos direitos para a MediaPro também teve nova embalagem comercial para as negociações. Além do Brasileirão, o pacote envolveu o Campeonato Paulista e o Campeonato Carioca, em um contrato de três anos. Recentemente, a emissora acertou a renovação com o Paulistão, que sofria assédio da Turner, dona da TV Esporte Interativo.
Além do pacote, os torneios ganharam nome em inglês, inclusive com o termo “liga”, ainda que não haja nada relacionado a esse tipo de organização no futebol brasileiro. Os torneios perderam o aumentativo “ão” e se tornaram “Brazilian League”, “São Paulo State League” e “Rio de Janeiro State League”. No Brasil, a venda do title sponsor transformou o torneio nacional em Brasileirão Chevrolet recentemente, algo que a própria Globo nunca usou.
O acordo com a espanhola MediaPro é de sublicenciamento. A agência poderá vender os direitos dos torneios para a Europa e para a Ásia, com exceção de Portugal, Croácia, Albânia, Sérvia, Montenegro, Bósnia, Macedônia, Kosovo e Eslovênia. Na Espanha e na China, os direitos valem apenas para a temporada de 2017.
Além dos jogos, a negociação incluiu os programas FootBrazil, com entrevistas, análises e matérias especiais sobre o futebol brasileiro, o FootBrazil Highlights, com os melhores momentos dos jogos da rodada.
Como se trata de uma sublicença, ou seja, um repasse para que a MediaPro negocie com outras emissoras, a própria Globo não soube informar com precisão quantos países recebem hoje a transmissão do Campeonato Brasileiro.