A ideia não chega a ser inovadora: a nova proposta do marketing do Vitória é ratificar a imagem de um clube tradicional. O mais curioso, porém, é o caminho que os baianos escolheram para isso. Em busca de uma valorização de sua história, a equipe rubro-negra pode fazer uma mudança drástica e adotar nova nomenclatura. A proposta do marketing é adicionar ao nome do Vitória a inscrição ?1899?, referência ao ano de fundação do clube, que já faz parte do distintivo da instituição. A ideia será lançada oficialmente no dia 13 de maio, data em que a equipe baiana comemorará seu 110º aniversário. ?A partir do Campeonato Brasileiro nós vamos começar o trabalho, que irá durar toda a temporada, para ver a repercussão de o clube se chamar Vitória 1899?, disse Ricardo Azevedo, diretor de marketing do Vitória, ao ?UOL Esporte?. Se a proposta tiver receptividade positiva, a nova nomenclatura deve se tornar oficial em 2010. A mudança no nome do Vitória será acompanhada por novas marcas para o site e o estádio rubro-negro. Os dois apostarão no ano de fundação do clube como forma de ratificar a mudança. No caso do Barradão, que passará a ser chamado de Arena 1899, esse é um passo intermediário até uma negociação de naming rights. ?Aproveitamos para mudar o nome do nosso estádio para marcar tudo isso. No fundo, o projeto para a arena é transformá-la para receber um contrato de naming right, e esse nome facilitaria a migração?, completou Azevedo. Outra aposta do Vitória com o intuito de valorizar sua história é a criação de um memorial rubro-negro. A diretoria planeja inaugurar o espaço no próximo ano.