O Mediapro, grupo espanhol de comunicação multimídia, decidiu encerrar sua “aventura” com a Fórmula 1 na América Latina. Dessa forma, abriu mão dos direitos de televisão da principal categoria do automobilismo mundial que havia adquirido em 2014. Quem assume é a Fox Sports que, na América Latina, acaba de ser comprado pela Disney.
A decisão do Mediapro tem como principal motivo o fato de que, a curto prazo, o grupo quer se dedicar sobretudo ao futebol. De acordo com a imprensa espanhola, a empresa até vinha conseguindo uma audiência interessante com a DirecTV e a Telefónica, mas não o suficiente para que a F1 se mantivesse no foco mediante a mudança de rumo estabelecida.
De acordo com a assessoria do Mediapro, isso não significa que a empresa vai se retirar da América Latina. O futebol e os eSports, por exemplo, continuam recebendo atenção na região, que ajudou o Mediapro a alcançar o que o próprio grupo chama de “melhor ano de sua história” em 2016. No ano passado, o lucro líquido da empresa alcançou 141 milhões de euros, um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior.
Com a mudança, os direitos da Fórmula 1 para a América Latina caem no colo da Fox Sports até 2019. O canal, que desde a semana passada faz parte do grupo Disney, tinha um acordo com o Mediapro e transmitia em conjunto metade das provas da temporada, numa espécie de sublicenciamento. Agora, terá exclusividade nos 21 Grandes Prêmios em 2018 e 2019 para a América Latina. A única exceção é o Brasil.
Como já foi explicado na Máquina do Esporte, desde o anúncio feito na semana passada, a Disney ganha força no esporte na América Latina e fica com Fox Sports e ESPN, canal que já fazia parte de seu portfólio.
Assim, além da Fórmula 1, o grupo do Mickey Mouse terá, sob seu guarda-chuva, a Liga dos Campeões da Europa e os torneios organizados pela Conmebol (Copa Libertadores e Copa Sul-Americana), apenas para citar alguns.