O plano comercial dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 tem criado uma série de inimigos para o evento. Nesta semana, a academia de conselhos médicos do Reino Unido lançou um protesto formal contra alguns dos patrocinadores da competição.
O manifesto é direcionado especificamente a Coca-Cola e McDonald’s. Segundo a associação, empresas que comercializam produtos não saudáveis não deveriam poder investir em comunicação de eventos de massa, caso dos Jogos Olímpicos.
A academia reúne 200 mil médicos do Reino Unido. Em campanha, a associação pede que restrições adotadas com a indústria do tabaco na comunicação sejam estendidas a empresas de outros setores, como bebida e alimentação.
Outro pedido da associação é que ações de comunicação de empresas de alimentos e bebidas sejam obrigadas a publicar dados sobre calorias, açúcares e sódio dos produtos.
Interpelado pelo jornal brit”nico “The Guardian”, um porta-voz da Coca-Cola disse que ao menos 170 dos 200 comitês olímpicos nacionais deixariam de participar dos Jogos se perdessem apoio de empresas do segmento. Além disso, o funcionário ressaltou que os produtos da companhia não são maléficos à saúde.