A primeira loja do Grêmio administrada pela Meltex, escolhida para operar a rede de franquias em setembro deste ano, deverá ser inaugurada em março de 2012. O processo a ser concluído até lá envolve padronizar os estabelecimentos, como decidir qual será o layout de todos os comércios, e oferecer as franquias gremistas ao mercado.
A razão de a unidade não ser montada antes não está relacionada à capacidade de agilizar esse procedimento, segundo Samir Osman, diretor da empresa. “Não se abre comércio em dezembro, janeiro e fevereiro, porque são meses de férias, Natal”, explica. “Como dizem, o Brasil só começa a funcionar depois do carnaval”.
A padronização das lojas, em tom mais técnico, precisa obedecer a uma série de regras estipuladas pela legislação. No Circulador de Oferta de Franquia (COF), a ser produzido pela Meltex até janeiro do ano que vem no caso do Grêmio, constam informações comerciais, financeiras e jurídicas que precisam ser providas pelo franqueador.
Um detalhe já definido a respeito do negócio é a não-exclusividade na área de confecções. Ao contrário do modelo usado pela SPR Franquias em Corinthians, São Paulo e Vasco, a Meltex não irá restringir a entrada de produtos feitos por outras empresa têxteis nas lojas do time gaúcho. “Faz parte da nossa prerrogativa”, afirma Osman.
Outro ponto que está sendo discutido atualmente é o mapeamento do território gaúcho. A preocupação é para que a rede não possua apenas bom número de unidades abertas, mas rentabilidade em cada um desses locais. “Nós estamos montando o plano de expansão para mapear em que locais haverá lojas”, conta o diretor da Meltex.