O carro guiado por Klever Kolberg, que terá Giovanni Godoi como navegador e será o primeiro veículo totalmente movido a etanol de cana de açúcar na história do rali Dacar, terá a Valtra como uma de suas principais patrocinadoras. O projeto marca a entrada da marca no automobilismo, motivada por um plano de aproximação com o público consumidor. Pensando nisso, aliás, a empresa já fala em uma expansão no vínculo. ?Já tivemos uma série de iniciativas no esporte, que sempre foi uma questão muito importante para o nosso planejamento. O automobilismo vem de encontro ao nosso plano de comunicação e aos nossos produtos, e por isso decidimos apoiar o carro?, contou Jack Torretta, diretor de marketing da Valtra. Controlada pela AGCO Corporation, a Valtra fabrica tratores para mais de 60 países. A empresa foi a primeira montadora do segmento a se instalar no Brasil, conta com 150 pontos de venda espalhados pelo país e lidera o segmento na região. O contrato com Kolberg e Godoi fez com que o time fosse chamado de Valtra Dakar Eco Team. Inicialmente, vale apenas para o rali Dacar de 2010. Contudo, os planos da empresa fazem com que uma ampliação desse vínculo seja importante. Sobretudo para o Rali dos Sertões, que acontecerá meses depois. ?A Valtra já teve algumas iniciativas no automobilismo em categorias de turismo da Argentina, mas nunca havia feito algo similar no segmento no Brasil. Apostamos nesse segmento porque nos oferece muita visibilidade, e escolhemos o rali porque tem uma ligação clara com uma marca de tratores. E também temos interesse no Sertões, que passa por todo o interior do país, região em que os nossos produtos têm um mercado com muito potencial?, completou Torretta. Outro fator que aproximou a Valtra do rali Dacar é a escolha do combustível da equipe. A marca se orgulha de usar apenas biodiesel em seus veículos, e o time de Kolberg e Godoi também aposta em um modelo de abastecimento que seja ambientalmente correto.