Rafael Nadal, embaixador da montadora Kia no circuito de tênis masculino, sofreu uma lesão e foi superado pelo compatriota David Ferrer no Australian Open de 2011. Com isso, perdeu a chance de conquistar de forma seguida os quatro torneios de Grand Slam – as outras três vitórias aconteceram no ano passado. Apesar do revés de seu principal patrocinado, a marca automotiva sul-coreana encontrou motivos para celebrar os resultados obtidos em Melbourne.
A primeira razão para isso é que a belga Kim Clijsters venceu o torneio feminino. Assim como Nadal entre os homens, ela é a embaixadora oficial da Kia no circuito internacional.
O plano de patrocínios da Kia no tênis também inclui a Copa Davis e a cota máster do Australian Open. A marca apareceu em redes, cercas, painéis e uma série de espaços para publicidade estática nas arenas da competição.
Além disso, a Kia fornece veículos para deslocamentos e premiações na competição. A companhia apoia o Australian Open desde 2002, e em 2008 renovou o aporte até a edição de 2013.
Segundo dados preliminares da Kia, a competição de 2011 resultou em um benefício de US$ 700 milhões para a montadora em comunicação. A exposição de marca na mídia, que em 2010 havia atingido US$ 600 milhões, deve ter fechado este ano com um incremento de 17%.
“O torneio foi visto por um bilhão de pessoas em 160 países, e a nossa marca foi exposta de uma forma bem contundente”, disse a montadora em um comunicado oficial.